segunda-feira, 21 de outubro de 2013

|| RESENHA: Corações Feridos, de Louisa Reid (Novo Conceito)

Título: Corações Feridos
Autora: Louisa Reid
Editora: Novo Conceito
Páginas: 256
Ano: 2013

Página do livro do Skoob.

Sinopse: Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, mas muito diferentes. Enquanto Hephzi é linda e voluntariosa, Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins — que deformou enormemente seu rosto — e é mais cuidadosa. Apesar de suas diferenças, as garotas são como quaisquer irmãs: implicam uma com a outra, mas se amam e se defendem. E também guardam um segredo terrível como só irmãos conseguem guardar. Um segredo que esconde o que acontece quando seu pai, um religioso fanático, tranca a porta de casa. No entanto, quando a ousada Hephzibah começa a vislumbrar a possibilidade de escapar da opressão em que vive, os segredos que rondam sua família cobram-lhe um preço alto: seu trágico fim. E só Rebecca, que esteve o tempo todo ao lado da irmã, sabe a verdadeira causa de sua morte... Hephzi sonhara escapar, mas falhara. Será que Rebecca poderia encontrar, finalmente, a liberdade?
______________________________

A primeira coisa que encanta ao tomar esse livro nas mãos é a linda capa com o título em alto relevo. A história é um maravilhoso drama que apresenta duas figuras distintas: Hephzibah, uma garota linda, sempre elogiada por quem a vê, desinibida, que gosta de experimentar novas coisas em sua vida; Rabecca é o total oposto de Hephzi, sua irmã gêmea. Reb, traz no rosto a marca de uma doença que a desfigurou e desde sempre a fez ser tímida, inibida e insegura em tudo o que faz, principalmente porque seus pais sempre fizeram questão de tratá-la como um lixo, uma simples sombra ou sopro do que Hephzi representava para eles.

Mas então algo acontece e a querida Hephzibah morre. E o que era ruim para Rebecca, que tinha na irmã (nem sempre) uma amiga para os momentos difíceis, quase sempre imposto por seu Pai, o pastor (se é que se pode chamar um crápula daqueles de "homem de Deus") de uma paróquia local.

Roderick é considerado um pastor, mas é o diabo em pessoa para mulher e filhas. Autoritário, alcoólatra e covarde, pois bate nas filhas diante da menor das falhas que elas cometem. O único sopro de esperança que as irmãs tinham era a avó, mas o Pai fez com que ela morresse depois de proibir que visse as netas.

Agora Hephzibah está morta também e Rebecca está desesperada. A irmã sempre dizia que elas deveriam fugir da casa paroquial, pois de outra forma o Pai acabaria por matá-las. Hephzi já foi; restou Reb e ela tentará de tudo, mesmo sendo diferente fisicamente e tímida, para finalmente se ver livre da tirania de Roderick e da covardia de sua mãe, que prefere o marido à filha.

O livro é dramático e faz refletir sobre o fanatismo, a covardia, o bullyng que ocorre dentro de casa, mesmo. Além de trazer vários mistérios: o que aconteceu com Hephzi para que morresse? Foi realmente o Pai quem causou sua morte? O que Rebecca fará para escapar de seus pais e sobreviver? Qual é o segredo sombrio que envolve essa família?

Assim como dramático, o livro também é envolvente e faz o leitor sentir repulsa por Roderick e torcer desesperadamente para Rebecca encontrar seu caminho para a liberdade. Reid acertou em cheio com essa história, nos surpreendendo a cada capítulo e mais ainda no final.

Veja o trailer book da obra:

Se você já leu essa obra deixe seu comentário!

Nenhum comentário: