quarta-feira, 9 de outubro de 2013

|| RESENHA: Olho por Olho, de Jenny Han e Siobhan Vivian (Ed. Novo Conceito)

Ficha Técnica
Título: Olho por Olho - Livro 1
Série: Olho por Olho
Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320
Ano: 2013

Sinopse: Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!
______________________________



Olho por olho é um livro infantojuvenil que explora a vida de três jovens prestes a se formarem no ensino médio americano. Uma loira, uma ruiva e uma de traços orientais.

A loira é Mary, uma garota bonita e que acaba de chegar à Ilha de Jar. Ficamos sabendo que ela não vê a hora de poder reencontrar-se com Reevie, um amigo do passado mas que deixou marcas extremamente dolorosas em sua vida.

Kat, a ruiva, é a mais louquinha do grupo, com um humor ácido de dar inveja, sofria e ainda sofre bullying por todos da escola principalmente da queridinha e popular Rennie. Curiosamente, Kat e Rennie era melhores amigas no passado e isso passou a mudar quando Lillia, uma garota rica chegou à Ilha. 

Lillia é a terceira personagem principal do livro e a garota dos olhos puxados. Ela conquistou a amizade de Kat e Rennie quando cehgou à Ilha de Jar, mas viu, em algum momento Kat se afastar dela, restando apenas Rennie. Lillia tem uma irmã mais nova, chamada Nádia, e tem que se preocupar com ela, já que esta está entrando na adolescência e pode se meter em encrencas, como já aconteceu com a prória Lillia.

Gostei de ler o livro pelo fato de as autoras explorarem bem as três protagonistas e suas histórias de vida, que são engraçadas e ao mesmo tempo trágicas. Descobrimos uma Mary meiga, tímida e ao mesmo tempo traumatizada por um bullyng que sofreu quando tinha mais ou menos 14 anos. Kat é do tipo vida louca, fuma baseado, gosta de rock pesado e parece não se importar muito com a vida. Até que não agüenta mais as chateações de Rennie e planeja uma revanche. Lillia, filha de pais ricos, é aquela que tem uma bela vida e a obrigação de cuidar da irmã, além de aturar a amiga Rennie, que de vez em quando a mete em enrascadas cabeludas!! A bronca de Lillia é que Nádia, sua irmãzinha, parece estar sendo seduzida por Alex, o cara que era seu amigo desde os nove anos e parecia estar interessado nela.

Três garotas com raiva e três “belos” motivos para uma vingança. Por uma coincidência as três acabam se juntando e começam a planejar o troco. A ordem é estabelecida. Primeiro Alex, depois Rennie e então Reevie. Mas nem tudo o que se é planejado é certeza de que assim será feito ou se terá êxito. Coisas estranhas podem acontecer e algo pode dar terrivelmente errado.

Olho por olho é um livro sobre vingança, mas sobretudo é um livro sobre ações que podem culminar em reações. Palavras erradas podem resultar em mágoas; atos impensados podem resultar em tragédias emocionais e até físicas. Esse livro é sobre adolescentes e feito para esse público, mas creio que a obra pode ensinar algo sobre amizade e humildade, divertir e emocionar em alguns momentos a quem lê-lo.

Olho por olho é o primeiro livro de uma trilogia. Nos EUA o primeiro livro teve como título Burn for Burn. Fire with Fire, o segundo livro da trilogia, foi lançado nos EUA no final de agosto deste ano. Agora é esperar para saber quando a Novo Conceito vai lançar por aqui e com que nome. Espero que logo e com um nome bem legal.

Visite a página do livro no skoob e adicione-o à sua estante: http://www.skoob.com.br/livro/334907-olho-por-olho

Nenhum comentário: