segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

|| RESENHA: O Céu está em todo lugar – Jandy Nelson (Ed. Novo Conceito)


Título: O Céu está em todo lugar
Autora: Jandy Nelson
Editora: Ed. Novo Conceito
Ano: 2011
Páginas: 424

SINOPSE:
"Eu deveria estar de luto, não me apaixonando..."

Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda.

-------------------------

Na vida de Lenny tudo parece mudar de eixo ou desmoronar de vez, pois a solidão às vezes é indescritível e todos os momentos sem Bailey, sua irmã que acabara de falecer, parecem um tormento. Então o jeito é escrever poemas e espalhá-los por todos os lugares. Ver se as palavras deixadas ao vento podem acalentar seu coração que parece faltar um pedaço.

O Céu está em todo lugar é o tipo de livro romântico-sentimental-melancólico (essas palavras compostas podem sem encontradas em quase todos os capítulos) que ora nos faz sentir raiva, ora nos enternece com a família Walker. A vovó supersticiosa, o tio Big, namorador e apreciador de uma erva conhecida. E Lenny... Essa é a personagem principal. Uma adolescente de 17 anos e que após a morte da irmã vê uma transformação em sua vida. Os hormônios explodem e de repente se vê envolvido com o músico mais cobiçado da escola e, para seu próprio martírio, pelo namorado da irmã morta. Por quem está apaixonada e por quem sente apenas uma atração?

Sinceramente, os momentos em que Lenny se encontra com um dos dois garotos são os momentos em que o livro fica interessante. Fora isso achei muita melancolia e tristeza recheando a história. Sim, achei o livro um pouco triste. Mas há quem goste de um livro triste, às vezes, não é? Afinal, se trata de uma adolescente abatida pela morte da irmã querida e sem mãe, que abandonou as duas garotas muito pequenas, com a avó, e caiu na estrada sem olhar para trás. Há muito lamento, angústia  e saudade por parte de Lenny e isso às vezes sufoca e pode deixar o leitor pra baixo.

Como eu mencionei, os momentos românticos podem compensar. Joe e Tobyfazem sua parte e deixam a protagonista sem fôlego. Os dois são garotos legais e muito bonitos e ambos mexem com Lenny de um jeito que nunca antes tinha acontecido em sua vida.  Mas isso não deveria estar acontecendo, pois ela acabara de perder sua irmã. Sua única irmã, a quem amava.

Com quem Lenny ficará? Ela superará a morte da irmã? Será castigada por se sentir atraída pelo namorado da irmã que acabou de morrer? Essas são perguntas que podem deixar o leitor ansioso pelos momentos finais do livro.

Para os românticos e apreciadores de livros tristes O Céu está em todo lugar é um prato cheio.

Nenhum comentário: