terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Tudo o que eles querem é escrever para TV

Vida de roteirista não é fácil: saiba como chegar a uma escola de roteirista.


Agência Estado


Parecia um exercício simples. A partir de uma fotografia de um casamento, os alunos deveriam escrever uma cena cômica. Depois de pronta, a surpresa. A foto era do casamento dos pais do professor. O exercício fez parte da primeira oficina para novos roteiristas da Globo. E o professor era Mauro Wilson, autor de séries como "Os Amadores".


Vida de roteirista não é fácil. Os postos são escassos, os talentos são muitos, mas uma geração de novas cabeças tem despontado no cenário das letras para TV. Há oito anos trabalhando na emissora como roteirista em programas de humor, Ricardo Ono, 33 anos, precisou superar 1,5 mil candidatos que desejavam a mesma vaga que ele. "Sabia escrever rápido, mas não entendia de roteiro. Para fazer o curso, tive de trancar a faculdade de economia."


A Record tem planos para realizar suas primeiras oficinas. Até agora, o que a emissora de São Paulo fez foi garimpar talentos no Concurso de Novos Autores. A vencedora foi Gisele Joras. Seu roteiro deu origem à novela "Amor e Intrigas", que não teve uma audiência ruim.


E como se chega a uma escola de roteirista? "Vi um anúncio do curso publicado no jornal", lembra Ono. "Os interessados tinham de mandar uma adaptação de um conto de Luis Fernando Veríssimo. O curso começou com uns 40 alunos e, no final, ficaram apenas 13 " Rolava até um esquema paredão de "Big Brother". "Quem não se adaptava era eliminado pelos professores." Mauro Wilson, professor e roteirista, explica: "O critério para eliminar um candidato era a incapacidade de trabalhar em grupo. Na TV nada se cria sozinho, é importante saber lidar com idéias divergentes".


Entretenimento, e não só filmes, também precisa de roteiro. Ono, por exemplo, cria quadros para o "Domingão do Faustão". "Depois da 'Dança dos Famosos' tivemos de ter mais idéias. Em conjunto, pensamos na 'Briga no Gel dos Famosos' e 'Dança dos Famosos no Escuro' (que não vingaram) até que veio a idéia do 'Circo do Faustão'."


Tati Bernardi, 29 anos, participou há um ano de uma oficina de roteiros de seriados (sitcoms) dentro da emissora. Ela foi indicada para o curso por Alexandre Machado, roteirista de "Os Normais", marido de Fernanda Young. Após o curso, Tati foi contratada e escreveu o texto da série "Dicas de um Sedutor".


Ela conta que, durante o curso, os alunos assistiam a sitcoms como "Seinfeld" para entender as piadas e adaptá-las ao público brasileiro. "Outro exercício era resumir em apenas uma frase uma série inteira. Para 'Os Normais' escrevemos: ‘Um casal que de tão louco parece normal’." Para o futuro, Tati quer escrever novelas. "É o meu sonho", diz.


Mesmo no curso de roteiro da Academia Internacional de Cinema, em Higienópolis, no Centro, alunos como a atriz e publicitária Fernanda Settani Nogueira, de 30 anos, sonham mesmo com a tevê. "Quero escrever novelas, minisséries e seriados." Antes de entrar no curso, a publicitária nunca havia tido contato com roteiros. "Quando a professora leu meu primeiro roteiro, me disse que o texto era bom, mas que aquilo estava longe de ser um roteiro."


A tal professora de Fernanda tem três anos a menos que ela. Gabriela Amaral Almeida, 27 anos, é formada na Escuela Internacional de Cine Y TV, de Cuba, presidida pelo escritor Gabriel Garcia Márquez. Do alto de sua experiência, diz que a diferença básica entre um roteiro de TV e um de cinema é que, na TV, o roteirista muitas vezes tem de adaptar sua história ao interesse do público. "Um bom roteirista é aquele que tem uma boa visão de mundo e de suas particularidades." Outro aluno de Gabriela foi o publicitário Alexandre Vasquez, 22 anos. "Escrevi um roteiro sobre os bastidores do Vaticano, antes do papa dar a notícia de que queria que o mundo acabasse com as armas nucleares."


Tiago Santiago, hoje nas glórias da Record, à frente da novela "Os Mutantes", foi aluno da primeira turma de roteiristas da Globo, que se tornou sua maior concorrente. Foi lá que teve aulas com Gilberto Braga e Aguinaldo Silva. "Um escritor não se conforma em escrever sob encomenda. Mas um roteirista deve escrever sobre encomenda."

Nenhum comentário: