quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Vamos raciocinar???

Três homens são levados à presença de um jovem lógico. Sabe-se que um deles é um honesto marceneiro, que sempre diz a verdade. Sabe-se, também, que um outro é um pedreiro, igualmente honesto e trabalhador, mas que tem o estranho costume de sempre mentir, de jamais dizer a verdade. Sabe-se, ainda, que o restante é um vulgar ladrão que ora mente, ora diz a verdade. O problema é que não se sabe quem, entre eles, é quem. À frente do jovem lógico, esses três homens fazem, ordenadamente, as seguintes declarações:

- O primeiro diz: “Eu sou o ladrão.”
- O segundo diz: “É verdade; ele, o que acabou de falar, é o ladrão.”
- O terceiro diz: “Eu sou o ladrão.”

Com base nestas informações, o jovem lógico pode, então, concluir corretamente que:

a) O ladrão é o primeiro e o marceneiro é o terceiro.
b) O ladrão é o primeiro e o marceneiro é o segundo.
c) O pedreiro é o primeiro e o ladrão é o segundo.
d) O pedreiro é o primeiro e o ladrão é o terceiro.
e) O marceneiro é o primeiro e o ladrão é o segundo.

Resumindo a questão, temos que:

Marceneiro = honesto = fala a verdade
Pedreiro = honesto = sempre mente
Ladrão = ora mente, ore fala a verdade

Muitas vezes, para resolvermos questões de RL, temos que apelar para Deus. É, Deus! Você pergunta:
“Ó, meu Deus, o que faço?”.
Com certeza, ele responderá:
“Meu filho, só a verdade prevalecerá!”.

E aí, temos a luz da nossa questão! Vamos buscar a verdade, isto e, tentaremos descobrir qual dos três é o marceneiro.

Se olharmos a questão, podemos concluir que o marceneiro, que sempre fala a verdade, não pode ser nem o primeiro, nem o terceiro, pois eles dizem que são os ladrões. Então, por exclusão, ele é o segundo. E como ele diz a verdade, então o primeiro é o ladrão (e que está falando a verdade). O terceiro, logicamente, será o pedreiro (mentiroso). Fica assim:

Primeiro “Eu sou o ladrão.” (Ladrão - Verdade)
Segundo “É verdade; ele, o que acabou de falar, é o ladrão.” (Marceneiro - Verdade)
Terceiro “Eu sou o ladrão.” (Pedreiro - Mentira)

A única opção possível é letra B.

Um grande abraço.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Obrigado.... me ajudou bastante